terça-feira, 15 de novembro de 2011

O fenômeno "cai-cai" pentecostal sob um ponto de vista espiritualista-xamânico


Não costumo realmente emitir juízos de valores sobre o que acontece ou deixa de acontecer dentro de qualquer doutrina religiosa. A espiritualidade é algo muito íntimo e sempre digno de respeito, ainda que aos nossos olhos humanos possam parecer estranhos. Por isso, por mais que me pareça estranho e "ridículo" como descreveu arrependido o próprio difusor deste fenômeno, Paul Gowdy, minha tendência como espiritualista é de respeitar o fenômeno de nominado "pentecostalismo" e "neo-pentecostalismo".

E como o assunto foi jogado no ventilador pela própria comunidade evangélica e extrapolando o âmbito religioso vou dar uma "ventilada" no assunto (como diria meu maestro Shipibo, Dom Miguel "hay que ventilar").

Os vídeos veiculados na Rede Record trazem cenas espetaculares de pessoas caindo, se arrastando no chão como animais, outras rindo descontroladamente. Uma particularmente eu adorei, que foi de uma mulher da sociedade, uma senhora de respeito, toda cheia de jóias, uivando como um lobo. (Pensei logo. Ah! essa é da minha tribo!).

E agora, vem o julgamento das pessoas, do próprio seio da comunidade evangélica:

- "Isso é não é coisa de Deus, é do demônio!"

A indagação que se faz é se o espírito santo poderia levar as pessoas a um estado "degradante".

Bem, aí vou usar não a bíblia, mas meus conhecimentos espiritualistas e xamânicos e responder a questão.

O primeiro ponto é que se "algo" se manifesta, é por que foi tocado pelo espírito. Mesmo que seja o espírito de um lobo, tem que haver o "toque" do espírito que eles denominam de "Santo", ou seja, o toque do sopro primordial de Deus. Sem este "ar" nada vive, nada existe.

Se este algo que se manifesta possui "aparência" degradante ou ridícula, o mal está nos olhos de quem vê, e não na manifestação. O julgamento humano é que é limitado para as coisas divinas. "Degradante" é um julgamento com base no meio cultural e social, não tem nada a ver com o divino.

Segundo ponto é que todo espiritualista sabe que uma mesma pessoa pode manifestar o espírito em diferentes graus de evolução ou vibração. Dos mais baixos aos mais elevados. Sabe-se também que os de mais baixa vibração, são justamente os que mais necessitam de luz e amor e é isso que vêem receber.

O que nossos irmãos pentecostais desconhecem é que em um terreiro de umbanda ou candomblé, existe um ordenamento para estas manifestações de modo que elas não se tornam caóticas como as imagens que foram mostradas.

Vale a pena mencionar que a origem do nome que virou moda. "Gospel" vem de God Spell , sendo que Spell significa feitiço ou encantamento e como já mencionei, foi um fenômen
o cultural do sul dos EUA que trouxe os negros que ainda trazia suas raízes africanas do "Vodum" (cujo significado original é "Senhor" e é outra palavra possível para Orixá). O resultado foi uma música vibrante que toca as almas e corações mais empedernidos- algo belo e digno de admiração.

Por isso, não chega a ser totalmente falso, ainda que simplista, quando algumas denominações evangélicas acusam os pentecostais de "macumbeiros". Ocorre que o candomblé, ou "vodum" é uma tradição muito antiga e tem meios seguros e eficazes de conduzir as manifestações.
O problema todo está no julgamento, na intolerância e na falta de respeito que começa agora a voltar-se contra os seus.

Durante 30 anos no Brasil, os evangélicos criaram uma campanha brutal contra o espiritismo, fosse ele kardecista ou umbandista, contra as tradições afro e as diferentes formas de magia.

Campanha também contra o catolicismo popular, atacando a devoção a
os santos e à Virgem Maria.

Isto tudo não passou de estratégia de marketing. Não tem nada a ver com Deus ou espiritualidade. E agora, do mesmo jeito, a IURD se sente ameaçada pelas demais seitas pentecostais e faz o que sempre soube fazer: ataca.Motivação: reserva de mercado de fiéis.

Sobre o Demônio

Alguns patifes que gostam de declarar como "coisa do demônio" as manifestações dos outros deveriam pelo menos se dar trabalho a entender o que é demônio. Vou explicar d
e novo. Demônio vem de Daiemon e Djin - palavra cognata de Gênio. Significa uma força da natureza que precisa ser direcionada. Não é bom nem mau, ele faz o que o seu senhor manda. E quem é o seu senhor?
O coração do homem.

(Dá para explicar por aí, por que as igrejas estão ricas, mas fica para outro post)

Por isso, se quiseres procurar o mau, não busque no outro ou no "demônio", olhe para dentro de seu coração e encontrará sob a forma da cobiça, da inveja, da ambição desmensurada, da soberba, da intolerância e sobretudo, do desamor, fonte primária de todo o mal que aflige a humanidade.

Espíritos da Natureza

Em verdade vos digo: o que está faltando à humanidade é abraçar e receber os espíritos da natureza. Eles precisam se manifestar, precisam ser ouvidos e as pessoas tem medo por que sabem da destruição que estamos fazendo no planeta.
O capitalismo, fruto promissor do evangelismo protestante não quer ouví-los pois teriam que mudar a direção dos seu tratores e motosseras e isso eles não querem, é mais fácil condenar tudo ao "inferno" e represar os instintos ao ponto de eles se voltarem contra os seus donos, como cães ferozes e loucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário