domingo, 16 de outubro de 2011

Eis o milagre da fé!

Ando pelas ruas de Rio Branco, no trânsito meio parado das 6 horas da tarde. Ainda está muito quente.
Observo a grande quantidade de igrejas evangélicas que em alguns lugares superam em quantidade os também numerosos butecos e distribuidoras de bebidas da cidade. Pode-se ter até a impressão de que os evangélicos estão crecendo em número, mas o vazio das igrejas me faz pensar que talvez tenham mais igrejas do que crentes, ou que talvez elas estejam entrando em um processo de tomar a freguesia uma das outras.

Alguns nomes das igrejas me parecem bastante esdrúxulos, e dão a dimensão de que elas passam por um processo de fragmentação. Existe por exemplo, a Igreja "Wesleyana" ou a "Assembléia de Anápolis", etc... mas o troféu "nome engraçado vai para uma que vi hoje: "Igreja Primitiva dos Últimos Dias". Será que eles acendem o fogo da caverna enquanto esperam o fim do mundo?

E de pensar que tudo começou com Lutero, querendo moralizar a igreja católica. Depois veio Calvino e deu a graça da salvação á burguesia, que antes estava condenada pela Igreja Católica pelo pecado da usura e inaugurou a era do capitalismo.
Na mesma época surgiram os Anabatistas, defendendo que o batismo só poderia ocorrer depois da pessa se tornar adulta e deram origem aos atuais batistas. O pentecostalismo como igreja é um fenômeno moderno, do início do século XX. Começou com os negros do sul dos EUA, acostumados ao Vodu e à feitiçaria, "recebendo o santo" nas igrejas.Deu tanbto resultado que se espalhou pelo mundo, em especial em países com forte tradição mágica, como Brasil, Peru, países africanos, etc...

Mas talvez a diversidade de denominações também seja um reflexo do que pode ter sido a igreja cristã em seus primórdios, uma masa heterogênea de cristãos que variam dos mais "hipiies" e naturebas (os essênios), aos burocratas e almofadinhas e puxa-sacos mantenedores da ordem que agradavam ao império romano. Aí veio Constantino e unificou aquela massa, de maneira bastante arbitrária...
E passou a ser vantagem se tornar cristão, cokm facilidad de acesso a cargos públicos e de perseguidos, passaram a perseguidores. O estado romano passou a fazer vista grossa aos saques e agressões contra sacerdotes das antigas religiões. Teve um caso clássico na Alexandria, de uma professora, cientista, astrônoma e sacerdotisa, que foi perseguida pelos cristãos, mas isso fica para outra postagem.

Mas, voltemos à Rio Branco. Nem todas as igrejas estavam vazias neste dia quente. Tinha uma que estava lotada. Pode ser coincidência mas ela possuia potentes ar condicionados que tornavam o ambiente interno climatizado... até eu tive vontade de entrar. Mas resisti à tentação...Na porta estavam parados carrões novos e caminhonetes do ano.

Lembrei-me então da pregação de um pastor aqui em RBR que virou "hit" e em sua homenagem, reproduzo aqui, de maneira resumida.Pode parecer lenda, mas aconteceu de verdade.

"Meus irmão, deus espera pela sua doação. Mas não me venham com uma nota, de cinco reais. O que tem na nota de 5 reais?. Uma garça. Um animal que vive com o pé na lama. Vocês querem passar o resto de seus dias, com o pé na lama? Mas, meus irmãos, não me venham vocês, com uma nota de 5 reais. Uma arara, meus irmãos, é um animal de voo curto, que só faz barulho, não chega longe. é isso que vocês qauerem, meus irmãos? Meus irmãos, mas por favor, não me venham com uma nota de 20 reais. Quem, é que vai querer pagar este mico? Agora, de 50, a gente já tá falando de uma onça.Um animal imponente, que impõe respeito. Mas, na nota de 100, tem o desenho de um peixe, que é o símbolo do Cristo. Este sim, vai agradar a deus"

Eis o milagre da fé "Pois se ela remove montanhas
Também tráz grana e um monte de mulher."

Raul Seixas e Marcelo Nova em:

Pastor João e a Igreja Invisível
Eu não sei se é o céu ou o inferno
Qual dos dois você vai ter que encarar
E foi pra não lhe deixar no horror
Que eu vim para lhe acalmar

Se o pecado anda sempre ao seu lado
E o demônio vive a lhe tentar
Chegou a luz no fim do seu túnel, minha filha
O meu cajado vai lhe purificar

Pois eu transformo água em vinho,
Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
Pra mim não existe impossível
Pastor João e a igreja invisível (4x)

Para os pobres e deseperados
E todas as almas sem lar
Vendo barato a minha nova água benta
Três prestações, qualquer um pode pagar

O sucesso da minha existência
Está ligado ao exercício da fé
Pois se ela remove montanhas
Também tráz grana e um monte de mulher.

Pois eu transformo água em vinho,
Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
Pra mim não existe impossível
Pastor João e a igreja invisível (2x)
Haa! Pastor João e a igreja invisível (3x)


Leia Também: A Verdade sobre Lobos, Cordeiros e Pastores 

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Eita, que o negócio da reza tá é prosperando!", já dizia um personagem de Ariano Suassuna em O Auto da Compadecida. Compartilho da mesma idéia sua, do personagem, e sua também, Leandro, que teceu o texto de forma inteligente. Já acompanho seu blog há alguns meses, desde que montei o meu. Valorizo os autores da Terra! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Leandro, o texto todo tá show, velho. Mas a parte da exortação sobre as notas está simplesmente sensacional. Imagine se tívéssemos uma nota com a imagem de um pão...haja multiplicação ! rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post, também penso como o Jairo e o Wallace.
    Parabéns pela postagem , virei mais vezes aqui.
    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. que negocio e esse pastor é ata que eu saiba deus disse quem da tem que ser com alegria nao importa a sua oferta isso e falta de vergonha pastores que so querem o dinheiro das pessoas muitas igrejas acontecem eu que sou filha de presbitero jamais fariamos isso no final das contas deus vai marca as contas de quem fizer essa desgraça em seu reino

    ResponderExcluir
  7. Eu sei amiga. Existem pessoas boas honestas e fiéis naquilo que acreditam em todos lugares. E picaretas tb não são exclusivos do mundo evangélico. Apenas flagrei este exemplo aqui em Rio Branco.

    ABS

    ResponderExcluir