quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A maconha sob a perspectiva das plantas de conhecimento


A ocupação da reitoria da USP por estudantes em protesto à prisão de tres estudantes por porte de maconha no campus, reacendeu o debate sobre a legalização do uso da maconha.

Há doze anos, optei pela ayahuasca, como a minha planta de conhecimento, o meu acesso à divindade, mas nem por isso deixarei de defender àqueles que por suas razões particulares, individuais, culturais ou por facilidade de acesso, escolherem a canabis.

Muito já foi dito a respeito, de modo que não vou repetir os mesmos argumentos e contra arumentos que são utilizados.

Não fosse a estupidez do puritanismo dos EUA querem ter proibido o uso da bebida alcóolica, jamais teria existido "Al Capone". Do mesmo modo, só existe um "Fernandinho Beira -Mar" porque existe uma demanda a ser atendida e pela lógica do capitalismo, ela será, seja pelas vias legais, ou pelo mercado negro.

Quero trazer aqui uma nova luz ao assunto, pelo ponto de vista das chamadas "plantas de conhecimento" ou "plantas de poder". A canabis sativa se enquadra bem neste grupo.

Uma cientista social certa vez disse; "é normal de quem tem consciência, experimentar com a consciência".

O uso de plantas para alcançar novos estados de consciência é tão antigo quanto a própria humanidade. Há registros de uso de cogumelos, plantas "mágicas" das mais diferentes espécies, em todos os cinco continentes.

Vamos falar a verdade e deixar de hipocrisia .
MOISÉS CONVERSOU COM UMA PLANTA , minha gente. Pode-se até dizer que conversou com deus, mas AINDA ASSIM, precisou do suporte físico de uma planta para esta comunicão.

Então, o que tem de tão agravante nisso? Seria exagero dizer que a cultura hebraica, responsável pelas três entre as maiores religiões do mundo (judaismo, cristianismo e islamismo) desenvolveu parte de seus fundamentos em torno de uma planta?
A revelação veio através da sarça, planta do ramo das acácias, parente da jurema, de uso conhecido entre os indios do nordeste brasileiro.
Bem, eu já conversei com plantas e não recebi os dez mandamentos para o povo, mas pelo menos soube o que é importante para a minha vida.

Todas as 'drogas' de hoje, para a qual se gastam milhões de dolares, para sem sucesso, tentar coibir o seu uso, já foram algum dia, plantas utilizadas para fins medicinais, divinatórios, e para ampliação da consciência.

Vamos lembrar alguns;

Cocaína, Crack e derivados: nada mais são do que uma PROFANAÇÃO do homem branco de uma planta SAGRADA a COCA, sem a qual, a vida humana não seria possível acima dos 3.000 metros de altura nos Andes.

Que ninguém duvide do poder revolucionário de uma planta. Em alguns casos há uma verdadeira simbiose entre a humanidade e a planta, gerando uma cultura, uma civilização em torno desta relação.

Basta lembrar que Evo Morales chegou ao poder na Bolívia por lutar contra o programa de erradicação da folha de coca que os EUA levavam a cabo.

Morfina, Heroína e Ópio são derivados da papoula uma planta de uso medicinal na Indochina.
Após um dia estafante de trabalho, um agricultor dos arrozais retira o leite da papoula e o fuma, evitando dores musculares do dia seguinte.

Ele janta, e depois de orar com sua mulher e filhos, faz o uso da papoula, e vai dormir, para trabalhar de novo no dia seguinte.

A maconha em questão é uma planta de uso milenar na Índia, no leste europeu e oeste da atual China, onde possuia funções mágico-medicinais. Na Grécia também esteve ligado ao culto de Dionísio.

Sua proibição data de 1937, pelos EUA, com argumentação de que seria danoso à saúde. Há quem contra argumente que foi o resultado de um lobby das indústrias de papel e tecido por dificultar o acesso à fibra do cânhamo, de uso artesanal e da industria farmacêutica, pois sua larga utilização medicinal era um obstáculo ao comércio de remédios...

Algo muito parecido como o que a ANVISA, a serviço da industria farmacêutica está querendo fazer com o kambô (fica para outra oportunidade).

O que está em jogo na verdade é isso, é a capacidade de cada um poder ter o seu acesso a um estado de introspecção, de estudo, de meditaçào, e por que não dizer, de acesso à divindade.

A "guerra às drogas" é apenas uma tentativa inútil de obter controle sobre a consciência humana.

Se a preocupação é o vício, trate-se o vício como caso de saúde pública e não de polícia. De outra forma, como lidar por exemplo, com a obesidade. Proibindo a comida?

* A imagem de Jesus pode até chocar, mas diga que não é verdade?

Leia também: A Verdade sobre Lobos, Cordeiros e Pastores

5 comentários:

  1. caro leandro
    trata-se de um mercado,commodities
    o michael moore mostra em um de seus filmes
    dá grana encarcerar gente
    resposta pra uma sociedade que não sabe o que fazer com tanta gente
    tái o comentário do luis eduardo soares
    o acre vai na mesma direção
    shoping e encarceramento de adolescentes
    viva o desenvolvimento


    nós estamos prendendo muito e prendendo mal, de 96 até hoje nós passamos de 160 mil presos pra mais de 500 mil presos (...) o brasil é o país que mais cresce em população carcerária o mundo (...) quem é que está sendo preso nos últimos anos: jovens que não usaram violência, que não usaram armas que vendiam drogas ilícitas e que entretanto foram condenados a privação de liberdade e estão convivendo com outros que são efetivamente prepetradores de crimes violentos e se organizam; esses jovens que pra sobreviver, enfim pra ganhar algum dinheiro diante da situação de desigualdade que nós vivemos recorreram a prática indesejável do negócio da droga ilícita sem arma e sem organização eles estão presos e num volume crescente a tal ponto que eles já constituem a maior parte dessa nova população carcerária que tem sido produzida por esse afã, por essa voracidade encarceradora que tem caracterizado as nossas políticas públicas na segurança e políticas criminais nos últimos anos...
    luiz eduardo soares

    ResponderExcluir
  2. colocar a foto de deus nem vira puta derespeito né

    ResponderExcluir
  3. "Foto de Deus" - "Pelas caridade" anônimo!!!! que eu saiba nunca conseguiram tirar uma 'foto de deus" caso consiga, por favor me avisa para eu publicar no meu blog. Vai dar muito acesso.
    Presta atenção querido "este não é Jesus Cristo". É apenas uma imagem, o que deve ser diferenciado do real, especialmente por aqueles que com tanta veemência pregam contra a "idolatria". A demais, a afirmação "Foi meu pai que fez" está totalmente correta. A menos que vc me prove biblicamente que o "Diabo" tenha criado alguma planta ou animal. Leia genesis. Foi Deus quem crioou tudo, enquanto do diabo, só é capaz mesmo de criar a discórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu mane foda-se

      Excluir
    2. Sem argumento e intolerante... Sem um pingo de fé, mas cheio de arrogância. Estúpido e desrespeitoso... tão "cristão"...

      Excluir