quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cruzeiro do Sul recebe Instituto Federal de Educação profissionalizante


Leandro Altheman

Já tiveram inicio as obras de construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, o IFAC. O campus está sendo construído na Estrada Velha do Aeroporto e a previsão é de que a obra seja concluída em 8 meses. O investimento do Governo Federal é da ordem de 6 milhões de reais para que Cruzeiro do Sul e o Vale do Juruá tenham acesso ao ensino profissionalizante. A área onde está sendo construído o campus foi doada pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Os 70 alunos dos cursos técnicos de agropecuária e controle ambiental tiveram a sua aula inaugural nesta segunda-feira no Teatro dos Náuas. Agora os 20 professores estão em processo de montar o programa de aulas do instituto que deverá iniciar suas atividades já no prédio CEFLORA enquanto aguarda a conclusão do campus. As duas turmas de 35 alunos são apenas uma pequena semente do que pretende se tornar o IFAC no Juruá. Segundo o diretor geral do instituto em Cruzeiro do Sul o professor Nery Golinski a idéia é chegar já na primeira etapa a pelo menos 2000 alunos, ampliando ainda mais assim que as instalações estiverem concluídas./
Os institutos federais de educação substituíram os antigos sistemas de escolas técnicas presente na maioria dos estados brasileiros há 100 anos. Depois de um período em que o ensino profissionalizante foi praticamente abandonado durante os anos FHC, desde 2002 o governo federal retoma esta modalidade que prepara os jovens para o mercado de trabalho.
O próprio presidente Lula passou por uma destas escolas profissionalizantes em que aprendeu a função de torneiro mecânico. No Acre, somente desde 2009 é que o ensino profissionalizante federal começou a se instalar, já na configuração dos institutos. No vale do Juruá os cursos estarão voltados para as potencialidades da região na produção agrícola, na riqueza e diversidade ambiental e na possibilidade da exploração do eco-turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário