terça-feira, 17 de abril de 2012

A Candidatura Henrique Afonso


A confirmação, ainda que extra-oficial de que o candidato da FPA em Cruzeiro do Sul seria o Dep. Fed. Henrique Afonso causou manifestações quase que idênticas nos dois campos postulantes.

Gente ligada ao prefeito Vagner Sales comemorou a decisão por compreender que com Henrique a eleição está "no papo".

No campo de H. Afonso, as mesmas manifestações otimistas foram ouvidas, ou seja, de que contra Henrique, Vagner teria poucas chances.

Com os dois lados da batalha tão confiantes, a prudência recomenda esperar uma eleição difícil e bem disputada entre os candidatos.

Henrique tem muitos pontos favoráveis, é verdade, mas ainda não foi testado no executivo.

Diria, sem medo de errar que o resultado da eleição dependerá muito do tom que for dado à campanha, especialmente a de Henrique, uma vez que o discurso continuísta é relativamente previsível.

Henrique terá de ter muita atenção no seu discurso e evitar certas "tentações" que certamente, serão colocadas no caminho. Enumero aqui, algumas delas

1- Campanha a lá Cia de Selva

Uma campanha feita em Rio Branco, com aquele discurso batido da FPA, irá fazer transparacer para o eleitor, que o seu voto, vale apenas para a permanência do atula status quo governista. Pior, aquela linguagem desconectada, deslocada do povo, poderia conferir a Vagner Sales uma ampla vantagem justamente por ele ter uma linguagem mais popular.

2- Vitimização do adversário

Bater demais em Vagner Sales é dar-lhe o argumento de que mais precisa para vencer as eleições: a de que ele é um pobre perseguido pelos cruéis petistas, um homem trabalhador que não recebe ajuda alguma e é massacrado pelo poderio do PT.

3- Fanatização

Se Henrique souber dosar a sua fé, e colocá-las sob a égide de convições sólidas de um homem público, ele terá uma arma poderosa para se eleger, fazendo dele uma espécie de "Davi contra Golias"

Mas se perder o tom e extrapolar, poderá ser visto como alguém instável, uma imagem negativa que poderá ser aproveitada pelos seus adversários.

***

Ao seu favor H. Afonso tem uma ficha limpa, o que pode cair bem no gosto do eleitor, cansado de assistir a tantos escândalos de corrupção. Tem também uma larga folha de serviços prestados ao
Juruá: Campus Floresta da UFAC, CEFLORA e CAPS para citar alguns dos mais evidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário