quarta-feira, 4 de abril de 2012

JORGE VIANA DEBATE SUSTENTABILIDADE COM FRITJOF CAPRA



O senador Jorge Viana participou, no fim de semana passado, em São Paulo, de um debate sobre sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida com o físico e teórico de sistemas Fritjof Capra. Capra é fundador do Centro de Educação Ecológica de Berkeley, nos Estados Unidos. Oscar Motomura, dirigente da Amana-Key também participou do debate. A Amana-Key é empresa de consultoria e educação executiva especializada em inovações radicais nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações e referência na área de gestão de pessoas.

O físico e teórico austríaco é autor do livro mundialmente famoso “ O Tao da Física”, no qual traça um paralelo entre a física moderna (relatividade, física quântica, física das partículas) e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta Lao Tsé, o budismo (incluindo o zen) e o hinduísmo.

Jorge Viana recebeu de Capra o autógrafo do livro “A Botânica de Leonardo da Vinci”, no qual o físico usa os conhecimentos de botânica do maior gênio do milênio passado para ilustrar as características do seu pensamento científico. Nesse livro, Capra mostra Da Vinci como um cientista e artista que respeita profundamente todas as formas de vida e cujo legado é da maior importância para os dias atuais. (Assessoria)

***

Sou fã de Fritjof Capra. Seus livros apontam para o que se costuma chamar de "limiar da ciência". A físca quântica nos aponta um universo bem menos "objetivo" do que supunha a física clássica, abrindo a porta para as especulações metafísicas das antigas tradições do oriente.

Mas se quiser saber mesmo as implicações do que intuiu Capra, leia Carlos Castañeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário