quarta-feira, 18 de abril de 2012

Falta de assistência técnica compromete programa de piscicultura do Governo do Estado

No Ramal da União, por falta de orientação, produtores estão perdendo aquilo que investiram.

Desde o ano passado o governo do estado vem implementando tanques para a piscicultura no ramal da União, município de Rodrigues Alves.

Os produtores, contudo, se queixam da falta de continuidade no trabalho.

“O governador mandou nos buscar, fomos para Rio branco, reuni a comunidade e hoje passo por mentiroso”, disse à reportagem o produtor rural Roberto de Oliveira que espera uma continuidade do programa de piscicultura.

O presidente da comunidade, Jorge Nogueira explica que produtores estão perdendo os peixes por falta de assistência técnica adequada “todo investimento corre o risco de ser dar em nada”, alerta.

Um dos produtores mais prejudicados foi o Sr. Raimundo da Silva, ele perdeu os 1.500 peixes que comprou para o tanque que recebeu do governo do estado. “O técnico mandou colocar 15 kg de sal, botei só sete e mesmo assim, eles estão morrendo”. “O peixe é a nossa grande esperança, porque muitas vezes a gente só come o que vem da rua”.

A falta de alimentação, principalmente no período invernoso é um dos principais problemas.

SEAPROF promete agir

O gerente da SEAPROF em Cruzeiro do Sul, Franco Severiano prometeu que todos os açudes do ramal da união serão revistos por técnicos e que será dada uma receita específica para cada produtor. Ele aponta a superlotação do açude do Sr. Raimundo, como a provável causa para a mortandade dos peixes. “O governo quer garantir a segurança alimentar. Se não estiver dando certo é um problema que temos que corrigir e vamos fazer de tudo nas próximas duas semanas para agendar vistitas aos nossos 180 beneficiados pelo programa.”

Reportagem Dayana Maia – Texto Leandro Altheman

Nenhum comentário:

Postar um comentário