sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rifando o Estado Laico


Não foi novidade para mim a notícia publicada no site Ac 24 horas de que membros da Igreja Batista Filadélfia estão privilegiando seus fiéis na doação de cestas básicas destinadas às vítimas da enchente. Leia a matéria aqui.

A tragédia de que isto aconteceria já havia sido anunciada um mês antes, quando o governador Tião Viana destinou parte dos sacolões para serem distribuídos pela igrejas.

O fato não deve ser visto como caso isolado. Tião Viana tem dado demonstrações de que pretende superar o natural desgaste da FPA, "rifando" o estado laico para a maioria evangélica da capital.

A construção do Parque Gospel, num flagrante desrespeito à constituição brasileira, que veda o uso de verba pública para finalidades religiosas, é outro destes indicativos.

No entanto, o mais forte, na minha opinião, é a sua aproximação com aquilo que estou chamando de "bancada fariséia". A candidatura Jamil Asfury tem por único objetivo, minar a oposição e tentar captar o voto evangélico pra o segundo turno. Manobras políticas, nada mais natural. O problema é que o custo disto para a sociedade acreana é muito alto: já está nos custando a própria laicidade do estado.

Prefiro chamá-los de "fariseus" do que evangélicos. Algumas das pessoas mais decentes que conheci são evangélicos.

Existe uma "tchurma" com tal fome de poder que fazem qualquer negócio para alcançá-lo.

Ouso dizer que Jesus defendeu a separação entre estado e igreja com a parábola "dai a César o que é de César, e a Deus, o que é de Deus".

Rifar o estado laico, portanto, é um duplo atentado: do governo cuja fé mais fervorosa deveria ser a da república e da democracia, e a dos "fariseus" cujo objetivo segundo sua própria crença, deveria ser o de trazer o reino de deus à terra e não a conquista do poder político.

2 comentários:

  1. Não vejo nenhum problema Leandro, desde que eles realmente necessitem desses donativos. O que importa é que quem tem necessidade esteja sendo beneficiado. A enchente não escolheu classes religiosas pra atingir...

    ResponderExcluir
  2. Exato, Romisson, mas o problema é que a lista dos beneficiados não leva em conta quem foi atingido, mmas quem pertence à tal denominação. A reportagem mostra que entre os beneficiados estão muitas pessoas que nem sequer moram nos bairros atingidos. Dê uma lida se tiver tempo.

    ResponderExcluir