segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dia do Evangélico


Viva a Liberdade religiosa! E Viva o Estado Laico! Se não fosse por ele, talvez os evangélicos fossem até hoje vítimas de perseguição religiosa.

Algumas das melhores pessoas que já conheci, são evangélicas, infelizmente, alguns dos piores canalhas, também.

Contudo, é inegável o papel que es igrejas evangélicas exercem, em especial na região norte. São elas, muitas vezes, na ausência do Estado que promovem o bem-estar e a paz social. Realidade muito evidente na zona rural. A igreja não substitui o estado, também não substitui a cultura, mas onde não existe, uma ou outra, são elas que fazem o papel de promover o necessário amálgama social.

As igrejas, em especial as evangélicas, tem tido sucesso em setores onde o estado é ineficiente. Um exemplo claro é na recuperação de dependentes químicos. Ciente disto, o Governo do Acre tem uma parceria com instituições desta natureza mantidas pelas igrejas.

Algo semelhante pode ser dito sobre a recuperação de pessoas que cometeram crimes. A religião oferece a estas pessoas, algo muito mais importante do que a simples punição: a perspectiva de uma redenção e transformação interior. Verdades a serem sempre ditas e lembradas.

Contudo é importante que a comunidade evangélica cultive em seu seio o sentido de tolerância religiosa, que aceite, ao menos por finalidade de boa convivência, outros pontos de vista.

Infelizmente, algumas denominações praticam uma pregação raivosa contra filosofias e doutrinas que desconhecem. O recrudescimento da intolerância no meio evangélico é tão forte que agora têm se atacado mutuamente.

As tensões entre evangélicos tradicionais, pentecostais e neo-pentecostais veram a público desde que a rede Record, de propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus resolveu publicamente atacar práticas de outras igrejas evangélicas. A Asssembléia de Deus, ainda que de maneira mais discreta e comedida, tem também atacado a chamada "Teologia da Prosperidade" principal responsável pelo crescimento da IURD.

Já a Congregação Cristã do Brasil condena o que para sua comunidade é visto como um excesso de "liberalização dos costumes", liberalização, que diga-se de passagem, foi a principal responsável pela popularização do evangelismo no Brasil.

Já os Adventistas criticam as denominação evangélicas que guardam o domingo, e não o sábado e acreditam piamente, que por esta razão somente eles herdarão o reino dos céus.

Se este é o clima no meio da comunidade evangélica, o que dirão, por exemplo, dos "papistas" e "adoradores de imagens" católicos? E os espíritas cristãos, que tratamento é reservado a eles?
E o que dizer então de islâmicos, budistas, hinduístas e animistas?

Atentos a pequenas diferenças dogmáticas e interpretativas, muitas vezes se esquecem das essência do ensinamento de Jesus: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei".

E Viva a Liberdade Religiosa!

3 comentários:

  1. Eu digo: Viva o estado laico!
    Ótimo texto. Compartilho de uma mesma opinião em alguns pontos, por exemplo, essa questão da recuperação de dependentes químicos, é muito importante. Eu conheço casos e mais casos de pessoas que saíram desse terrível mundo das drogas devido a forte influência de alguma instituição evangélica.
    O único problema que vejo nas instituições religiosas, é quando ela cega o pensamento crítico dos seres humanos.
    Você finaliza o texto com a frase: "E Viva a Liberdade Religiosa!" Isso que tá faltando no Brasil, o respeito por todas as religiões.

    ResponderExcluir
  2. Exato. "Dai a César o que é de César" E só o estado laico é capaz de promover esta tolerância

    ResponderExcluir
  3. Governos e religiões só sabem tirar proveito da desgraça e da miséria humana. Só você mesmo pra escrever tamanha besteira.
    Gilberto Pantoja

    ResponderExcluir