domingo, 25 de março de 2012

Desagradando a gregos e troianos

Parece que estamos em uma era em que qualquer tentativa de se tomar um posicionamento crítico em relação aos acontecimentos é penalizada com rótulos dos mais variados.
Em Cruzeiro do Sul, não é diferente.

Em um período em que antecede ao debate eleitoral todo e qualquer posicionamento tende a uma polarização, que muitas vezes cega a percepção das próprias nuances que compôem a realidade.

O que era para ser um debate de idéias, valores e projetos, descamba para a mais simplória troca de acusações tão racional quanto o ódio visceral que põe em lados opostos, flamenguistas e vascaínos.

Tenho procurado, na medida do possível, tomar posicionamentos mais ponderados sobre ambas as facções políticas que disputam o poder no estado, e mais especificamente, no município.

E nisso, não cabe hipocrisia. Minha fomação ideológica é de esquerda, por isso é natural que minhas simpatias políticas tendam à esquerda.Contudo, estaria sendo negligente com minha profissão, função e mesmo cidadania se deixasse de enxergar no que se converteu a FPA. Primeiro que de fato, não existe FPA. Existe uma cúpula petista que usa os demais partidos para ampliar o seu poder. Na FPA, o que é do PT, é do PT e o que é da FPA, também é do PT. É o velho lema "o meu é meu e o teu é nosso".

Como deixar de falar sobre o perigoso precendente que quer abrir o senador Aníbal Diniz?
Anti-democrático ainda é pouco para classificar o seu pedido de um novo referendo sobre aquilo que já foi decidido.

No entanto, ele continua recebendo aplausos imoderados de setores da cúpula, enquanto outros seus correligionários, se calam diante do medo de possíveis represálias.
Perpétua Almeida (PCdoB) classificou a ação como um "atentado à democracia".

Flaviano Melo (PMDB), fez melhor e disse "o senador tem que primeiro ser votado, para aprender a respeitar o voto do povo".

A decisão do senador é um claro demonstrativo de que não há mais respeito à democracia.

***

Mas vamos ao debate municipal. Vagner Sales está com a bola toda, fazendo campanha do jeito que gosta, nos ramais e seringais, entregando barcos, equipamentos. Vagner conhece a política do Juruá na palma de sua mão. Tem autonomia para fazer e decidir. E a FPA?

Continua esta ridícula subserviência que coloca as decisões que dizem respeito à Cruzeiro do Sul, nas mãos da 'capital'. Muitos militantes daqui, me desculpem, mas agem como gatinhos que pensam que são tigres.

Ninguém ainda sabe quem é o candidato. César continua dizendo que não é candidato, Henrique sumiu e não acompanha nenhuma agenda governamental, que poderia beneficiá-lo. O nome de Zequinha Lima bem poderia ter sido melhor trabalhado, mas até mesmo sua nomeação demorou a sair e herdou uma representação da SEE bem menos autônoma do que na época do antecessor Zé Maria. Acompanha as agendas de Tião, o professor Marcelo Siqueira que mesmo a despeito de suas qualidades pessoais, não teria chance contra o veterano Vagner Sales. Quatro anos, e a FPA não definiu quem vai ser o candidato em Cruzeiro do Sul. É este o compromisso político da FPA (leia-se PT) com o Juruá?

E sabem quem tem poder decisão para indicar o candidato em Cruzeiro do Sul?

Pasmem: o mesmo senador Anibal Diniz. De repente uma pessoa que não tem identificação nenhuma com o Juruá tem o poder de decidir quem será o seu governante nos próximos 4 anos.

Diante deste cenário, me desculpem, mais uma vez, mas mesmo a política "atrasada" e "assistencialista" de Vagner Sales, tem mais legitimidade do que o teatro de fantoches que estão ensaiando.

***

Sou um eleitor. Vou votar no Vagner?

Deixa eu pensar um pouco...

-Minha cidade está esburacada, sua principal obra caiu.

-Não cumpriu a maior parte de suas promessas de campanha.

-Reclama da "falta de apoio" mas teve como primeira atitude comprar uma briga por vaidade pessoal por conta de uma estátua.

-Prometeu um telecentro aberto aos jovens no clube samabaia e o fez na sede do seu partido.

-No dia seguinte à maior alagação de Cruzeiro do Sul, saiu da cidade para fazer campanha.

Mas, Vagner também trabalhou. Foi feliz na escolha de sua equipe. Ampliou a rede municipal de ensino...

No entanto, basta andar na cidade para se verificar que o que foi feito ainda está muito aquém das necessidades do muncipio e que os problemas, ao invés de diminuir, aumentaram.

Quero alguém que tenha esta visão, ou melhor, que a construa com a população e que sobretudo tenha compromisso com o futuro da cidade e não apenas com o seu mandato.

Por isso não me venham com um bonequinho de ventríloco com suas falas escritas pela Compania de Selva. Não me convence. Quero um candidato que me prove que tem boas propostas para a minha cidade, que tem mais compromisso que o atual prefeito e não alguém que "é bom" simplesmente porque aprendeu a fazer o jogo do poder.

2 comentários:

  1. Ótima avaliação, concordo com tudo, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom, amigo... por alguns minutos pensei q poderia ser só um delírio meu

      Excluir