quarta-feira, 13 de junho de 2012

Embiaras de Santo Antônio

"Quando chega o mês de junho bate um frio aqui no norte, eu acendo uma fogueira pro povo ficar mais forte"


Fogueiras de Junho - Leandro Altheman e Haru Xinã




Ontem, no bairro Santa Terezinha já se podiam ver as primeiras fogueiras do ano. É Santo Antônio minha gente! E com a aproximação dos debates eleitorais, vamos às tradicionais "embiaras".

Inferno Astral

- Vagner Sales parece estar vivendo seu Inferno Astral. Teve que afastar se filho do cargo que ocupava na administração pública. A ação que em qualquer outro momento poderia ser interpretado como gesto de boa vontade, em véspera de campanha soa eleitoreiro, oportunista, e por que não dizer, desesperado.

Balança

- A bem da verdade, a prática do nepotismo não é exclusividade de Vagner Sales e também há exemplos fartos da mesma prática no campo do 'garantido'. A diferença é que Tião Viana não é candidato.

Empate Técnico 


- Os boatos de pesquisas eleitorais (pelo menos três já foram feitas) que correm a cidade apontam a tese de um empate técnico entre Henrique Afonso e Vagner Sales. A campanha nem começou e a balança pode ainda pender para qualquer um dos dois lados, mas as circunstâncias favorecem Henrique Afonso. A avaliação popular de Vagner Sales, fica muito atrás da avaliação do governo Tião Viana no Juruá. Isto é fato comprovável por pesquisa. Só que Tião Viana, não é o candidato.

Multa

- Vagner foi condenado a pagar multa de 10 mil reais por propaganda eleitoral antecipada. Junto com ele os sites AC 24 Horas e a Tribuna do Juruá que republicaram a matéria escrita provavelmente pela sua assessoria. Para o MP e para a Justiça Eleitoral a republicação de trecho de discurso de Vagner durante a entrega de equipamentos caracterizou que ele estivesse pedindo votos.

Imparcialidade

- A reportagem feita pelo site Juruá On Line (Genival Moura) sobre a mesma entrega de equipamentos foi arrolada ao processo como um exemplo de que se pode divulgar ações do poder público, sem necessariamente caracterizar a chamada "campanha extemporânea".

Propaganda do adversário?

- Verdade seja dita, que no mesmo discurso, Vagner Sales agradeceu as emendas parlamentares nomeando seus autores, inclusive Henrique Afonso, seu adversário na campanha. A menção, contudo, não foi publicada.

Boi babão

- Em termos de babação, a torcida do "garantido"  ainda ganha com alguns litros de vantagem do "caprichoso". A diferença, mais uma vez, é que Tião não é candidato.

Nariz de Cera

- Uma matéria de assessoria (re)publicada, por exemplo, no Página 20, tratando também de entrega de equipamentos, só que pelo governo, tinha um "nariz de cera" tão grande que se tornava praticamente imprestável para ser lida no rádio. Dois parágrafos de babação para somente no terceiro entrarem as informações. o "nariz de cera" que foi abandonado no jornalismo praticamente na década de 50, parece que voltou à moda. A Revista Veja gostou tanto que fez uma matéria inteira só com "nariz de cera". Parágrafos e mais parágrafos de opinião sem informações relevantes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário