segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sheni Shuintiya Yawá: 99 anos

Tive a grata oportunidade de conviver durante três meses com "seu Vicente" durante os meses de fevereiro e abril de 2010.

Yawaraní é um dos últimos shuintiya : a tradição da reza do pote. Yawaraní também conhece e conta as sheni pahu: as histórias, mitos e lendas pelas quais o conhecimento é transmitido aos mais jovens. 


Já escrevi que Yawá, além de ter adquirido sabedoria, é também um erudito em sua própria cultura. Conhece cada detalhe do vocubulário Yawanawá.


O tempo que passei em sua companhia foram meses de intenso aprendizado na floresta. Muito mais do que um conhecimento teórico e explicações sobre o como e o porquê das coisas, a filosofia prática de vida do sheni (sábio) Yawaraní me ensinaram uma postura leve diante da vida e do conhecimento.

Realmente não é a toa que Yawaraní chegou no último sábado aos seus 99 anos como um exemplo para índios e brancos. Sua visão realista e "pé-no-chão", não o impede de viver com graça e beleza. Seu conhecimento não lhe pesa sobre os ombros e não o impede de ser ás vezes como uma criança que se redescobre a cada minuto. 

Haux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário