domingo, 8 de janeiro de 2012

Embiaras pré-eleitorais


- Semana quente esta em que se antecipou o debate eleitoral
- O trágico disto tudo é que o debate não está acontecendo nos canais que deveriam, ou seja, primeiro dentro dos partidos, depois nas coligações e somente aí, na mídia
- As divergências da FPA vêm primeiro para a mídia, e depois se corre atrás do prejuízo. E ainda tem quem queira responsabilizar a imprensa...
- A entrevista com o Dep. Fed H.Afonso expõs a nu divergências e falta de diálogo internas dentro da FPA.
- Meu amigo e pré-candidato M. Siqueira disse que H. Afonso foi sim procurado para o diálogo, mas não atendeu ao chamado.
- É no mínimo estranho que duas pessoas deste elevado grau não conseigam dialogar.
- Ou será que o diálogo não ocorre por que as cartas já vem marcadas de Rio Branco?
- Ouvi esta semana de uma liderança da FPA que o "martelo já foi batido". Mas batido como? Aonde? Não houveram convenções nem plenárias. Um partido pode bater o martelo internamente. Mas se existe uma coligação, tem de haver diálogo.E o eleitorado da cidade, não conta?
- Hoje o nome mais forte dos que estão colocados é H.Afonso. Ele reúne características que o fariam entrar fortalecido no debate: - tem muito serviço prestado em CZS, seu nome nunca foi envolvido em escândalos ou suspeitas de corrupção ou favorecimento pessoal e suas posições como evangélico, caem bem no gosto do eleitorado mais conservador de Cruzeiro do Sul.
- H.Afonso seria um "pesadelo" para Vagner Sales: o dep. é honesto, não há o que dizer dele e neste quesito ele é exatamento o perfil que está faltando na cena política nacional.
- Só espero que o dep. caso eleito, não faça igual à prefeita evangélica de São Gonçalo no RJ que passou a perseguir terreiros. Liberdade Religiosa é pra todos. (O Estado Laico acabou-se esta semana na Hungria - isso dá medo. Meus ancestrais magiares tremeriam no túmulo, se não tivessem sido queimados na fogueira.)

- Virei manchete em Rio Branco depois do episódio com o prefeito Vagner Sales. Não foi planejado da minha parte, apenas uma reação normal de quem se sente sendo coagido. Quem trata os outros como cavalo, leva coice.
- A questão é a fonte das denúncias, Rafael Dene. O prefeito alega que ele se meteu em uma cruzada pessoal por conta dos 12 terrenos que seu pai adquiriu durante a prefeitura da Zila e agora terá de devolver. Pode até ser, mas o MP deve averiguar de qualquer forma, se as denuncias procedem ou não.
- Os irmãos Dene, Vagner Sales, Zila Bezerra e Itamar de Sá todos já fizeram parte de um mesmo grupo político, o PMDB.

-Mas as denúncias de Rafael, procedentes ou não, serviram aos propósitos do PT de atacar o prefeito Vagner Sales, e ganhou espaço na mídia em Rio Branco.
- Fonte internas do PT em CZS dizem que pediram ao articulador do PT em RBR que desse um breque em Rafael Dene, pois acreditam que o denuncismo não ajuda o candidato da FPA aqui. Não adiantou.

-Rafael Dene, atualmente filiado ao PP foi mesmo enquadrado esta semana pelo Dep. Federal Gladson Cameli, do mesmo PP, que é aliado de Vagner Sales. Deve calar-se, ou fica sem legenda. Eita joguinho complexo!
- A presença do governador nesta semana aqui em CZS confirma o que já esperava: os investimentos no Juruá deste governo devem superar qualquer expectativa. Não é apenas dinheiro entrando, são investimentos seguros, bem planejados dentro de um objetivo maior que é a industrialização do estado.
- Parabéns a este governo!
- Mas mesmo isso não supera a necessidade de diálogo para se construir uma candidatura da FPA que tenha respaldo popular.

- Há quem diga que no "frigir dos ovos" Tião vai cobrar de César Messias que ele venha disputar as eleições em CZS. Seria para "unir a frente". Solução "ex-machina" na política. Neste caso, a candidatura de Marcelo teria como unico objetivo, na arte da guerra, tensionar a FPA, descartar o "não-confiável" H. Afonso e impor a "mais aceitável" candidatura de César Messias.

No próximo "embiaras" vamos falar um pouco sobre "confiabilidade".

- Hoje, a RTV Juruá tem a linha editorial mais democrática do Acre. Todo mundo fala, todo mundo tem voz e vez e todos recebem críticas quando merecidas.
- Isto tem causado dor de cabeça a um colega jornalista: ele é acusado por setores do PT de estar vendido ao Vagner. E o grupo da oposição acusa-o de estar vendido aos Vianas.
- Políticos e imprensa estão todos mal acostumados no Acre! Vamos trilhar um caminho seguro pela democracia. E que vença o melhor!

2 comentários: