sábado, 28 de janeiro de 2012

Manual do Perfeito Idiota...


No final da década de 90, quando as leis de mercado pareciam ter dado o seu canto vitorioso sobre toda e qualquer tese socialista, três autores latino-americanos lançaram "O Manual do Perfeito Idiota Latino Americano".
O livro satirizava as chamadas "posições de esquerda"e tornou-se uma espécie de referência para o pensamento conservador latino -americano.

Carlos Marighella escreveu o "Manual do Guerrilheiro Urbano" enquanto Che Guevara criou a chamada "teoria foquista" de guerrilha. Hoje, ambas as teses parecem de fato, pueris quando analisadas sobre o prisma da história. Mas é fato: Carlos Marighella e Che Guevara foram de FATO guerrilheiros e não desenvolveram suas teses a apartir de gabinetes de ar condicionado.
Não eram almofadinhas como Plínio Apuleyo Mendoza, Carlos Alberto Montaner e Álvaro Vargas Llosa (filho de Mario Vargas).

A minha tese é simples: só um guerrilheiro pode escrever um manual sobre guerrilha, enquanto somente um perfeito idiota é capaz de escrever um manual de como se tornar um perfeito idiota.
Basta seguir suas teses. É o caminho seguro para a idiotia.

O Manual acabou derrotado pela história. O Neoliberalismo afundou e segue agora um neo-keynesianismo. O que se vive hoje é o "New Deal" revisitado. Não se trata de socialismo, mas também não é liberalismo. Foi através do "New Deal" que o capitalismo se recuperou após a crise de 1929. Foi um rompimento com as teses do liberalismo clássico na economia.

Ainda assim, o tal "Manual" continua sendo a principal, se não a única, fonte de referência para os pensadores (?) liberais. Recentemente, os pupilos de Vitor Civita (aquele apátrida dono da Editora Abril, que não é brasileiro, nem italiano, nem argentino) produziram mais dois novos manuais para a idiotia das massas: O(s) Guia(s) Politicamente Incorreto(s).

Eles estão criando uma nova legião de "perfeitos imbecis politicamente incorretos".

O “pensador” imbecil politicamente incorreto: Adora chamar socialistas de “anacrônicos” e os guerrilheiros que lutaram contra a ditadura de “terroristas”, mas apoia golpes de Estado “constitucionais”. Um torturado? “Apenas um idiota que se deixou apanhar.” Foge do debate de idéias como o diabo da cruz, optando por ridicularizar os adversários com apelidos tolos. Em vez de se ocupar em escrever livros elogiando os próprios ídolos, prefere a fórmula dos guias que detonam os ídolos alheios –os de esquerda, claro. Sua principal característica é confundir inteligência com escrever e falar corretamente o português.

Sua visão de humor é a do bullying. Sua principal característica é não ser engraçado.


Sua visão de mundo pode ser resumida na frase “primeiro eu”. Não lhe importa a desigualdade social desde que ele esteja bem. O pobre para o cidadão imbecil é, antes de tudo, um incompetente. Portanto, que mal haveria em rir dele? É radicalmente contra o bolsa-família porque estimula uma “preguiça” que, segundo ele, todo pobre (sobretudo se for nordestino) possui correndo em seu sangue. Apesar disso ele é favorável a que O Estado sustente bancos falidos pelo bem do "capitalismo" que tanto defende.

Também é contrário a qualquer tipo de ação afirmativa: se a pessoa não conseguiu chegar lá, problema dela, não é ele que tem de “pagar o prejuízo”. Sua principal característica é não possuir ideias além das que propagam os “pensadores” e os comediantes imbecis politicamente incorretos.

Portanto, cuidado, se você se enquadra em algumas destas características pode estar sendo um "perfeito imbecil politicamnete incoreto"


****

Na esteira da idiotia segue sempre firme o incólume Diogo Mainardi.

Meu amigo, nada contra o sujeito ser anti-petista, anti-lulista, ou seja lá o que for. Mas gastar um espaço inteiro na sua coluna semanal para atacar o folclore brasileiro?

É isso mesmo, Diogo Manardi gasta sua verborragia perseguindo o prosaico saci-pererê com uma perna só. É o perfeito idiota que vê inimigo em todos os lados, que não sabe diferenciar o joio do trigo, que não sabe defender suas teses sem destilar um profundo e doentio rancor.

Mas Mainardi ainda não é o perfeito idiota. Ele afinal, vive em Veneza e recebe muito bem para destilar seu ódio contra tudo o que é brasileiro. O perfeito idiota são os que acreditam e seguem suas teses em solo pátrio.

Mainardi é um caso simples de "brasileirofobia". Para seu infortúnio (e nosso) um problema de saúde de seu filho que não pôde ser solucionado no Brasil, fez com que ele criasse um ódio a tudo o que é brasileiro.

É famosa a sua frase de que se o Acre foi comprado por um cavalo à Bolívia, o Brasil deveria tomar o cavalo de volta. Claro que para ele o Acre não vale um cavalo, ele mora em Veneza e ganha em dólares, o Acre não significa nada para ele. Ele não é o perfeito idiota. O perfeito idiota acreano é o que acha o máximo o que diz Mainardi, para quem sua palavra é lida como se fossem os fundamentos de uma profecia iluminada.

O perfeito idiota acreano, vive no Acre e acha que a sua terra não vale um cavalo.

Segue pequeno trecho da biografia do herói do perfeito idiota acreano.

" Depois de uma infância comendo Sucrilho, foi para a Europa às custas do papai. Mainardi sempre fora um pivete-problema, que aprendeu palavrões aos 3 anos e aos 15 foi expulso da escola porque fazia redações atacando seus colegas de sala. Mainardi sempre gostou de ballet clássico e seu sonho era viver um romance de Tolstoy ao som de Beethovem. Para justificar sua indolência, disse ao papai que abrisse o cofrinho porquê seu filhinho queria fazer a London School of Economists. Mas na Inglaterra, Mainardi descobriu que trabalhar e produzir qualquer coisa útil nunca foram suas habilidades. Cursou apenas o primeiro ano; foi jubilado na London School, mas mesmo assim, ostenta a fracassada experiência acadêmica com orgulho. Alega que se deu mal por que não lhe sobrava tempo para estudar, já que usava todo seu tempo para criticar seus colegas de faculdade, comer virado a paulista e lula, seu prato preferido. Sem escolaridade, só arranjou emprego graças às amizades de infância de papai, que brincou de amarelinha com os atuais donos da Editora Abril, quando criança. "

Sua Psiqué é muito bem representada pela caricatura de um "Síndrome", os de Anton Egô, ou do Plankton

****

Mas existe também o perfeito idiota cruzeirense.

Ele odeia a sua cidade

"Cruzeiro do Sul apodreceu de dentro pra fora"


Mas vive nela, porque não tem competência de se estabelecer em uma grande metrópole.

Não compreende o amor que têm as pessoas que saem para estudar e voltam para contribuir com a cidade.

"Dizem amar o Acre e fazem juras de amor a esse lugar, vão a Cruzeiro e passam as férias andando no carro do papai, de óculos escuro e olhar imponente, como se pensassem: "Voltei pra mostrar pra vocês que eu tô fazendo alguma coisa importante da minha vida".

Mas mesmo assim, faz a mesma coisa: vai, estuda e volta, com a diferença que afirma aos quatro cantos que só se importa consigo mesmo, que não quer contribuir com nada além do próprio bolso.

Para o perfeito idiota cruzeirense qualquer sinal de prosperidade em Cruzeiro do Sul, só é explicável pelo tráfico de drogas.

"Lá existem os taxistas traficantes, figurões bem de vida, ... Eles são amigos da polícia e da sociedade imbecil e o tráfico é tão evidente que se tornou natural. Os tais comerciantes são milionários e agiotas ...o dinheiro sujo da sonegação, da agiotagem, do tráfico de drogas, do tráfico de influência, da usura, e dos inimagináveis atos à margem da lei em uma cidade sem lei".


Notem que suas críticas poderiam até parecer "revolucionárias", de alguém quer quer transformar a realidade. Mas não se trata disso. Ele não é "revolucionário" é apenas o jovenzinho(que logo mais não o será) revoltado que quer apenas a sua fatia na podridão que tanto critica. Dê a ele um pedaço do queijo podre que o rato logo para de reclamar e volta a sua metralhadora para defender o seu pedaço de queijo podre. Ele não se importa agora de defender os supostos "traficantes" e receber os seus honorários daquilo que antes chamou de "dinheiro sujo do tráfico e da sonegação".

Ele, que não tem amigos, só pode achar a amizade algo ruim.

"Todas as pessoas se conhecem, e acham que pela amizade resolvem tudo"

Nutre um profundo desdém pelos educadores da cidade

"Lá existe somente uma escola de ensino particular, a das irmãs dominicanas, onde tive o desprazer de estudar com professores desqualificados, antiquados e, perdoem-me, burros."

E o pior, é que o motivo de todo ódio e rancor, no fundo é só uma insatisfação pessoal, por não ter conseguido satisfazer o seu desejo.

"Comem as menininhas deslumbradas com o universitário de qualquer-curso-por-aí"

Mas depois de criticar, faz exatamente o mesmo, pois é a única maneira de se satisfazer.

O Perfeito Idiota Cruzeirense se sente um iluminado acima do bem e do mal, destinado a varrer a cidade de seu "atraso". Mas apóia incondicionalmente qualquer coronel (aí ele não se incomoda que seja um "analfabeto") que esteja no poder.

Ele escreve com cada ação sua mais um capítulo do manual da perfeita idiotia.

Eu não preciso dizer quem é o perfeito idiota. O perfeito idiota logo mais estará me atacando em seu blog. O perfeito idiota irá tentar se defender, buscando erros de português ou propalando suas enfadonhas frases feitas contra Che Guevara e Marx, como se fossem grande novidade.

Mas não adianta, pois lhe acompanha por onde for, como a marca do judeu errante, a mística do perfeito idiota, reconhecível, pelo cheiro, à distância.

Eu não posso criar um manual sobre o perfeito idiota. Só um perfeito idiota pode.

8 comentários:

  1. Adorei, matéria perfeita, agora o prefeito idiota corre atrás de trabalho, de advogar para os traficantes, de defender o coronel, está comendo o prato de quem tanto criticou.

    ResponderExcluir
  2. O sujeito em questão, poderia muito bem defender suas idéias e pontos de vista sem partir para a agressão pessoal e a desqualificação dos adversários. É exatmente o mesmo procedimento adotado por Vagner sales, como ares de pseudo-inteleclualidade. Ao invés de ganhar adeptos a sua causa, consegue apenas assombrar com o espectro de uma tirania ainda mais insidiosa daquela que diz combater.

    ResponderExcluir
  3. todos somos livres para não concordar com as idéias dos outros, agora quem é ele, um ser ignorante que mora em cruzeiro do sul no Acre para falar mal ou criticar o pensamento de Che Guevara e Marx?

    Perguntem ao mundo quem é Che Guevara e Marx... Agora perguntem ao mundo quem é Cleomilton Filho?

    ResponderExcluir
  4. Gostos dos Guias Policamente Incorretos doa Brasil e America latina. Acho que trazem bons pontos de vista pra questões históricas que antes eram senso comum. Mas de fato, todas elas estão cheias de ideologias por trás.
    Enfim, essa sim foi uma resposta a altura, parabéns senhor Leandro Altheman, gostei de ver!

    Gildson Góes

    ResponderExcluir
  5. Desmitificar é preciso.. isto é uma realidade, mas há uma ideologia extremamente perniciosa por trás dos tais Guias que é a de ridicularizar personalidades da vida pública da america latina e do Brasil, a partir de suas próprias contradições. Ora, a contradição faz parte da condição humana. Da maneira como algumas afirmações são feitas, de modo descontextualizado, só servem para desconstruir (o que tb tem o seu valor). Vou citar o exemplo não de Che, mas de Zumbi. Afirmar que ele possuia escravos
    como forma de dizer que ele era "a favor da escravidão" é uma anomalia historica e uma aberração. Pois os escravos libertos pelo exército de zumbi eram escravos até que eles mesmos libertassem outros escravos,m ganhando assim a sua liberdade. Um meio eficaz muito de combater a escravidão e não permitir a acomodação frente a propria liberdade alcançada.

    ResponderExcluir
  6. Tb acho uma pena realmente que o sujeito em questão trabalhe suas idéias dessa maneira. Nada mais é, como já disse antes, uma versão piorada de Vagner Sales, instrumentalizando a sua estupidez e arrogância com uma pseudo-intelectualidade para quem as palavras, são mais importantes do que as pessoas. Acho uma pena, pois não sou dono da verdade e debater, em alto nível com uma pessoa com idéias diferentes das minhas, seria uma boa oportunidade de aprender tb.

    ResponderExcluir
  7. E por falar em contradição, o mesmo sujeito que defende o capitalismo porque assim se mede melhor o valor de cada um é o mais ferrenho defensor do assitencialismo barato promovido por Vagner Sales. Contraditório, não?

    ResponderExcluir
  8. Esse perfeito idiota não tem a menor moral pra falar mal de Guevara ou Marx, em que o mesmo contribui para uma sociedade melhor? Até onde sei defende bravamente a politica suja de um coronel bigodudo. Deveria usar toda a intelectualidade que diz ter de uma maneira melhor!

    ResponderExcluir