quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quais são os reais interesses de Rafael Dene?

Leandro Altheman

As mais pesadas denúncias contra o Prefeito Vagner Sales partem praticamente de um único denunciante: Rafael Dene.

E cidade pequena, sabe como é: o muro é bbaixo e o boato corre solto. Na boca miúda e também graúda, como a do próprio prefeito Vagner Sales, Rafael faria isso como retaliação ao fato de que a prefeitura tenta readquirir terrenos vendidos de maneira ilegal na gestão passada.

Segundo o procurador geral do município Jonathan Xavier, Alfredo Dene, pai do denunciante foi o quem adquiriu o maior número de terrenos na administração anterior, 12 no total, sendo que Assem Cameli adquiriu 4 e Abraão Cândido, 5 terrenos.

A ação movida pela prefeitura de Cruzeiro do Sul questionou a legalidade das vendas, bem como a sua justificativa “terreno público só pode ser vendido a particulares mediante aprovação da câmara” A justificativa da então prefeita Zila Bezerra era de que os terrenos seriam vendidos como forma de se promover a “distribuição de terras” e diminuir a especulação imobiliária. “Na prática o que se deu foi justamente o contrário, houve uma maior concentração de terras e a administração pública se vê hoje em uma situação difícil pois não há mais terras publicas para se construir nada: praças, quadras ou casas populares dependeriam de compra mediante indenizações.”

A procuradoria do município questionou o valor irrisório com que foram vendidos os terrenos pela administração. Uma área no Aeroporto Velho (onde ocorria o MotoCross) avaliada em 1 milhão de reais foi vendida por apenas 108 mil reais.

A prefeitura ganhou a ação em primeira instância e o prognóstico do procurador é de que em junho saia a decisão em segunda instância. Por decisão judicial o ônus do processo incidiu sobre Zila Bezerra, Elson Bezerra e Gerônimo Lima. Zila Bezerra (PTB) é agora aliada da FPA desde 2010.

O Outro Lado

Procurado pela nossa reportagem Rafael Dene negou a acusação de que suas denúncias sejam uma retaliação à possível perda dos terrenos por seu pai. Alfredo Dene. “o prefeito faz isso apenas como forma de tirar o foco das acusações. Ele esquece de dizer que a justiça inocentou as pessoas que compraram os terrenos.”

Sobre a acusação de politicagem Rafael Dene diz: “não estou atacando o candidato Vagner Sales e sim a administração pública.”

Perguntado se teria a intenção de sair candidato, Rafael Dene disse que “sim, se tivesse uma oportunidade”. Rafael Dene é filiado ao PP, que por contradição das contradições, é aliado de Vagner Sales nas próximas eleições.

7 comentários:

  1. Caro Leandro,

    É aí que residia a política miúda que eu disse em comentário anterios. É muito pobre a nossa política!!

    Mas, deixando isso de lado, adicionei o Terra Nauas aos meus "recomendados". Na verdade nem sei se isso é bom ou ruim para você. Seja como for, tá lá.

    Bom trabalho e muita luz neste 2012.

    Lindomar Padilha

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, continue utilizando sua profissão para melhorar a Cidade.

    ResponderExcluir
  3. Filiado ao PP???? Putzzz caiu no conto do vigário, quero dizer, do deputado federal que acha que vai ser alguma coisa! Tão inteligente e tão ingênuo...

    ResponderExcluir
  4. vejo com tristeza como se faz politica no Acre, se ha algo errado com a administração que seja apurados os fatos, mais essa coisa de querer ser candidato de qual quer jeito por isso que o Brasil esta se afundando na corrupção, parabéns Leandro, você tem trabalhado como deve o jornalista ouvir os dois lados dos fatos, sou seu admirador pelo o seu trabalho bem feito que pena que o vale do Juruá não tem como segurar jornalista como você.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na hora, quem nao deve nao teme, pede para que me façam o convite que vou no mesmo dia.

      Excluir
  6. Anônimo, serei obrigado a retirar seu comentário, não pelo seu conteúdo, mas pelo uso de uma expressão desrespeitosa contra o citado na matéria. Este é um espaço democrático, mas como autor do blog,não posso permitir o uso de tais expressões. Sinto muito. se quiser republicar o mesmo comentário, sem esta expressão, terei prazer em republicá-lo.

    ResponderExcluir