quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Retorno do Xamã Secreto: um curador da Amazônia resiste à perseguição religiosa



Baltazar ri, seu riso sempre a meio caminho entre uma gargalhada outra. Seus olhos estão quase imperceptivelmente cruzados, como que atraídos pelo magnetismo de seu nariz aquilino bem pronunciado.

Seu rosto é profundamente sulcado e moreno, mas de alguma forma perene. Seu cabelo preto é duro e despenteado. Seu sorriso largo e irresistível, desaparece rapidamente.


Eu conheci Baltazar durante vinte anos: na verdade, ele foi o primeiro nativo Matsigenka que eu já conheci em minha primeira viagem para a Amazônia peruana. Mas eu nunca tinha passado muito tempo com ele, já que normalmente só paro na sua aldeia por alguns dias no meu caminho para povoados mais remotos nas cabeceiras.


Ainda assim, não importa o quão pequena a minha estadia, ele sempre vem me visitar logo após minha chegada. Eu sempre retribuo, pagando-lhe uma visita para trazer-lhe sal, pilhas de lanterna e folhas frescas de coca.

Ele geralmente insiste em conversas iniciais em espanhol sofrível, uma forma de me lembrar que ele ainda se recorda do dia em que eu estava aprendendo a falar a língua Matsigenka. Ele reflete muitas vezes (com uma memória notável, quase fotográfica) em minhas idas e vindas, e relembra sobre aqueles que morreram desde a minha última visita.
Às vezes digo-lhe sobre a minha pesquisa: quem que eu entrevistei, o que as plantas que eles me ensinaram, e que insights sobre o folclore, o xamanismo e mito tenho obtido.
Ele responde, como sempre, com o seu fraco espanhol, sua curiosidade distante, sua gargalhada marcante.

Mas hoje, como eu pagar-lhe a minha visita habitual no início da tarde, ele me pede com uma seriedade incomum para me sentar ao lado dele em uma esteira de cana-brava. Ele senta-se sozinho e me fala em sua língua nativa.

"Você se lembra daquela história que você me contou sobre o xamã cuja alma foi queimada pelo lanterna do missionário?"

"Sim ..." Eu hesitei, surpreso com a pergunta inesperada. Ao longo dos anos, eu tinha ouvido falar de vários incidentes envolvendo um certo missionário protestante americano que veio para a aldeia cerca de quarenta anos atrás, para converter o povo Matsigenka.

Assim foi a história que ouvi:
O missionário estava particularmente preocupado com a fé dos moradores no xamã local:
O homem curava. Os moradores disseram que ele havia bebido a poção poderosa de ayahuasca e entrou transe, cantou, e sacudiu um chocalho mágico feito de folhas de bambu. Depois, escalou um poste no centro da cabana ritual e subiu para uma plataforma elevada. Mais tarde, eles iriam ouvir os sons misteriosos de passos no telhado de sapé.
Em seguida, o som de asas batendo, o xamã, segundo eles, teria voado para o céu: a ayahuasca o transportou para o mundo espiritual. Algum tempo depois, eles iriam ouvir o bater de asas, o farfalhar dos passos sobre a palha, a queda do xamã caindo de volta para as ripas de sua plataforma.
Ele desceu a partir da plataforma, desde os céus, cantando com uma voz estranha: ele havia trocado de lugar com seu irmão gêmeo espírito. A sessão foi realizada em total escuridão, para que o menor vislumbre ou faísca queima a alma do xamã, volátil subindo.

O missionário não gostou nem um pouco destes acontecimentos “pagãos”.
E estava determinado a eliminá-los. Mas ele era esperto, e fingindo curiosidade sobre a capacidade do xamã, obteve um convite para observar à cerimônia. Ele foi devidamente informado sobre os procedimentos da cerimônia sendo o mais importante a proibição de iluminação artificial. Mas o missionário sorrateiramente escondeu uma lanterna. Como de costume, o xamã bebeu a poção poderosa, cantou suas canções, subiu à plataforma. Os sons misteriosos de vôo mágico do xamã ressoaram de cima.
Na escuridão, alguém disse: "Ele se foi! Ele voou para o céu. "
E então o missionário acendeu o interruptor e brandiu sua lanterna como uma espada flamejante. Ele subiu no poste e brilhou a luz ofuscante para baixo sobre o xamã, propenso e grogue.
"Um impostor!", pronunciou o missionário, triunfante. "Ele não fez nada. Está enganando a todos vocês. Ele é um adorador do diabo. "
E assim, a história vai, a alma do xamã infeliz foi queimada pela luz brilhante do missionário no auge de seu transe da meia-noite. Ele perdeu seus poderes e deixou sua prática xamânica. 
Muitas semanas antes, o incidente tinha vindo na minha mente e eu tinha perguntado se ele Baltazar estava familiarizado com ele.

"Sim, sim, eu conheço a história," Baltazar respondeu. "Na verdade o homem era meu irmão. Ele perdeu seus poderes. Ele deixou aqui e voltou para sua terra natal longe. Ele morreu há muito tempo. "
Fiquei surpreso. "Seu irmão?"
"Sim, meu irmão", disse Baltzar, mas ele rapidamente mudou de assunto e pareceu perder o interesse.
Mas agora, semanas depois, Baltazar de repente trouxe-o novamente.
"O xamã que foi queimado pelo lanterna do missionário", continuou ele, "você me perguntou sobre ele a última vez que você estivesse aqui. Eu lhe disse que era meu irmão. "
"O seu irmão", eu repeti: "Sim, seu irmão."
"Eu menti." Ele disse com um sorriso inescrutável. "Ele não era meu irmão. Era eu. "

"Mas quem lhe contou, contou a história errada", continuou ele. "Eles disseram que o xamã perdeu sua alma e nunca fez ayahuasca novamente. Eu não perdi a minha alma. Eu ainda faço ayahuasca. E ainda vou fazer isso por algum tempo."
Poucos dias depois, Baltazar chegou inesperadamente ao meu acampamento logo após escuro e anunciou: "Eu fiz ayahuasca, como eu prometi. Venha beber ayahuasca comigo. Eu posso te mostrar muitas coisas. Você vem? "

E assim, numa noite sem lua, finalmente aprendi a verdade sobre Baltazar: seu chocalho de bambu, batendo como as asas de um pássaro para atiçar as chamas do transe; suas canções, contando a história de seu povo e os antigos mistérios que guarda, o seu espírito gêmeo, cantando em coro com a sua própria voz estranhamente duplicada, o céu se inclinou diante dele, descendo para a terra e outra vez em sua solicitação. Sua alma xamã nunca foi queimada ou perdida. Apenas rindo baixinho cacarejando com a mentira que contara para permanecer em segredo: todo tempo era ele: Baltazar: o Xamã Secreto.

First published in We Are One: A Celebration of Tribal Peoples, edited by Joanne Eede, 130-31. London: Quadrille/Survival International, 2010. http://shop.survivalinternational.org/products/we-are-one

Retirado do Blog Ethnoground. Traduzido com ajuda do google Traductor  

2 comentários:

  1. ... porque estas denominações religiosas ,ficam intrometendo onde não lhes diz respeito ?? deixem os índios em paz com sua cultura ....atenção , meus irmãos índios ..... cuidado com estes safados ... há algo mais que eles querem ....

    ResponderExcluir