quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hoje é Dia de Iemanjá


Odoiá!

Neste dia 2 de fevereiro, comemora-se em todo país, especialmente nas cidades litorâneas, o dia de Iemanjá.

Iemanjá juntamente com Ogum, são os Orixás Africanos mais cultuados no Brasil.

No panteão afro-brasileiro, Iemanjá, a Rainha do Mar é considerada a mãe dos Orixás, juntamente com Oxalá, o Pai.

A palavra Orixá significa: Ori - senhor ; xá - cabeça. literalmente "senhor da cabeça" pois entende-se que cada pessoa tenha um Orixá, um "senhor da Cabeça" que rege o seu destino, em conjunto com todos os demais, mas sempre havendo um que prepondera sobre o destino da pessoa.

No Brasil, a tradição sobreviveu graças ao sincretismo com os santos católicos, permitindo deste modo, o culto velado aos Orixás.

Politeísmo?

Estudiosos dos cultos afro-brasileiros chegam a afirmar que o politeísmo da religião africana é apenas aparente, uma vez que atribui-se a origem de tudo a um Criador primordial, denominado, em Yorubá, Olorum.

Na cosmogonia dos Orixás, Olorum (o Criador) teria dado forma e vida a outros seres divinos, para que eles cuidassem das diferentes etapas da criação, assim surgem Iemanjá e Oxalá, e partir destes os demais Orixás.

A idéia de multiplas divindades partindo de um ser primordial não é exclusividade dos culto afro-brasileiros. O Hinduísmo afirma algo semelhante, admitindo a existência de uma pluralidade divina, obedecendo a um ser divino primordial.

Mesmo no judaísmo, da qual o cristianismo é originado, admite-se a existência dos Elohim (aproximadamente "aqueles senhores") seres divinos com papéis específicas na criação. Eles são traduzidos, de maneira um tanto quanto imprecisa como "anjos" - do grego angelus - mensageiros.

Até hoje é motivo de controvérsias entre estudiosos por que Jesus teria dito "Eli Eli lama sabatsani"traduzido como "Senhor, senhor, por que me abandonaste". Sendo que na verdade, a palavra Eli, é o plural de El (Senhor), ou seja "senhores". A versão mais aceita é que seria um "plural majestático" ou seja pela sua grandeza, Deus é revelado como muitos, o que em outras palavras significa adimitir a pluralidade não na origem, mas nas suas manifestações.

E em homenagem à Rainha do Mar deixo aqui o link da música "Lenda das Sereias" na voz de Marisa Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário