domingo, 26 de fevereiro de 2012

Rio Acre ultrapassa indice de 1997 e Prefeito Raimundo Angelim decreta estado de calamidade publica

O Prefeito de Rio Branco- AC, Raimundo Angelim decretou no inicio da tarde deste domingo, estado de calamidade publica em todos os bairros e ruas atingidas pela cheia do rio Acre.

O decreto foi assinado depois de um estudo técnico, respeitando os parâmetros previstos pela Defesa Civil.

O prefeito ressaltou que o decreto não é vigente para a cidade toda, mas apenas para as ruas e bairros diretamente atingidos.

Segundo a prefeitura, o estado de calamidade pública permite a retirada de famílias de áreas de risco mediante o uso da força, caso for necessário. Nas áreas alagadas há riscos a vida e saúde das pessoas e não há como o poder público prestar assistência. Nos abrigos, pelo contrário, há atenção permanente de profissionais de saúde do governo e prefeitura.

Nos bairros alagados na região da Sobral, os problemas sanitários são maiores do que nos bairros ribeirinhos. Há muito lixo e esgoto acumulado em aguas paradas, extremante danosas a saúde.

Acima da Cota histórica

O rio Acre atingiu na manhã deste domingo o nível de 17,64 mts na régua de medição do bairro 6 de agosto. Segundo a defesa civil como foram feitos ajustes pela Agência Nacional das Aguas, este índice representa cerca de 4 cmts a mais do que os 17,67 mts atingidos na cheia de 1997.

Em Brasileia o nível das aguas do rio Acre abaixam rapidamente, deixando para trás um rastro de destruição. Há a expectativa de que em Rio Branco, ocorram problemas semelhantes devido a retração do solo com a retirada das aguas, causando danos a infraestrutura urbana.

Rodoviária deve ser interditada em questão de horas

O Terminal Rodoviário de rio Branco, no segundo distrito já esta sendo afetado pela alagação. De todas as seis saídas, há ainda um estreito canal de uma única rua que ainda permite a passagem precária de automóveis e motocicletas.

Segundo a prefeitura, os funcionários da RBTRans já estão preparando as mudanças para que as empresas continuem a embarcar e desembarcar passageiros em áreas distintas.

As mudanças serão informadas através do site da prefeitura de Rio Branco.

Nível do Rio Acre em Rio Branco

17,64 m

Medição das 12h - 26/02/2012

6.400 pessoas desabrigadas alojadas em abrigos da Prefeitura (1.702 famílias)

24.766 imóveis atingidos

99.063 pessoas atingidas pela água

3,64 m acima da cota de transbordamento (14m)

Bairros e comunidades atingidas
38 bairros na área urbana e 14 comunidades na área rural.

Níveis dos Rios do Acre

Cruzeiro do Sul: 13,53 m (cota de alerta: 11,40 m)
Riozinho do Rôla: 17,70m
Assis Brasil: mais de 4,25m
Xapuri: 10,57m
Brasiléia: 6,36m
Sena Madureira: 17,94m
Boca do Acre: 20m (cota de transbordamento: 20m)
Purus: 20 m

Fotos: 1- Sergio Vale (Assecom) ; 2- Marcos Vicentti (Ass. Com da PMRBR), 3- Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário