terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Renovacao da Fe


Acabo de retonar do terreiro sagrado Yawanawa, onde 7 pessoas estao sob dieta, ou na linguagem yawanawa, samakei.

O local especifico para formacao de novas liderancas espirituais do povo yawanawa fica distante cerca de tres horas de viagem da aldeia. A escolha do local nao eh aleatoria. As pequenas casas onde os futuros lideres espirituais recebem instrucao foram construidas ao redor do cemiterio dos ancestrais. Local destinado aquele que alcancaram determinada graduacao dentro da cultura yawanawa.

Com a formacao de novas liderancas espirituais, dentro da cultura e tradicao de seus ancestrais, renova-se a fe de todo um povo.

Na decada de 60, a chegada dos missionarios protestantes resultou na satanizacao de seus costumes e tradicoes. Por duas geracoes estes conhecimentos nao foram retransmitidos aos mais jovens.

O assunto ja foi pauta da Revista Rolling Stone (leia aqui)

A partir da decada de 80, os missionarios foram expulsos da terra indigena. Apenas dois anciaos restaram da antiga linhagem dos shuintya, guardando em segredo seus conhecimentos, como foras-da-lei em sua propria terra.

A partir do ano 2000, uma nova geracao passou a buscar estes conhecimentos e com ele o resgate da lingua, dos cantos, das pinturas corporais, das oracoese principalmente da sua propria fe." Temos que reverenciar ao Criador, do modo que ele nos criou, e ele nos criou assim, com nossos costumes, com nosso genipapo, nosso urucum, dancando de bracos dados no terreiro, cantando a natureza. "

Nixiwaca (cacique Biraci Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário